Mulheres do Programa Bolsa Família participam do Curso de Elaboração de Utensílios Artesanais

Publicado em 03/07/2019 às 09:41 - Atualizado em 03/07/2019 às 10:53

O Curso de “Elaboração de Utensílios Artesanais”, ofertado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), é resultado de uma parceria do município de Lajeado Grande com o SENAI, e contemplou 17 mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) e demais famílias que fazem parte do Programa de Atenção Integral a Família (PAIF).

O curso que iniciou no mês de maio de 2019, foi dividido em oito encontros e encerrou no dia 02 de julho de 2019.

Durante o encerramento estiveram presentes o Prefeito Municipal Sr. Noeli José Dal Magro, a Secretária da Assistência Social e Habitação Srª Margarete Flores, a Assistente Social da Gestão Srª Evandra Marchetti, a coordenadora do CRAS Srª Dilsen Zmijevski e equipe técnica. Também estiveram presentes o supervisor do SENAI Sr. Willi Robert Sobotka e o Monitor do Curso Sr. João Cardoso.

Os representantes do SENAI destacam a efetiva participação das mulheres e seu comprometimento durante o curso, bem como o engajamento da psicóloga do CRAS Srª Claudia Rizzotto e da Assistente Social Srª Adriana Chiodi Brasso que acompanharam o processo. Enfatizaram ainda o comprometimento da Administração municipal e da Secretaria de Assistência Social em propiciar esse curso para as famílias.

Considerando o objetivo do curso, propiciar às mulheres a construção de utensílios de materiais recicláveis, oportunizando a criatividade e integração das participantes, o curso foi avaliado positivamente por todos os presentes, pois contribui para mudar a realidade das famílias atendidas, gerar renda para as famílias superarem as situações de vulnerabilidades sociais bem como, a partir da  valorização das habilidades de cada uma, o aumento da auto estima, o fortalecimento da convivência familiar e o sentimento de pertencer à comunidade.