---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA - 2019

Publicado em 15/04/2019 às 11:08 - Atualizado em 15/04/2019 às 11:08

Deu início à Campanha de Vacinação contra a Influenza em Lajeado Grande. Para melhor entendimento a gripe  é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular e tosse seca. Em geral, tem evolução por período limitado, normalmente de um quadro de quatro dias, mas pode se apresentar de forma grave. O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) oferta a vacina que protege os tipos A e B do vírus.

A gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus.

UM INDIVÍDUO PODE CONTRAIR A GRIPE VÁRIAS VEZES AO LONGO DA VIDA.

A 21°Campanha nacional de vacinação contra influenza será realizada de 10 de abril à 31 de maio, sendo o sábado D dia 04/05/2019, na Unidade Básica de Saúde. 
A primeira etapa, que vai até dia 19 de abril, será as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos,11 meses e 29 dias) gestantes e puerperas (45 após parto).

Neste período, além da vacina influenza, também serão disponibilizadas as demais vacinas do calendário nacional para atualização da carteira de vacinação.

A partir de 22 de abril, serão vacinados todos os demais grupos prioritários: idosos (mais de 60 anos), trabalhadores da saúde (dos setores públicos e privados) , professores (da rede pública e privada), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.


Também serão vacinadas a partir do dia 22, as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.