Ação Comunitária Natal Feliz com as Famílias do Conjunto Habitacional Lourdes Maria Dal Magro

Publicado em 04/12/2018 às 14:10 - Atualizado em 04/12/2018 às 16:39

Quando o Natal se aproxima, o espírito solidário costuma se revigorar. A data sensibiliza as pessoas criando um cenário que deveria existir durante o ano inteiro, pois representa tempo de fraternidade e amor. Tempo de exercitar sentimentos, como a solidariedade, a amizade e a compaixão, gerando ações que significam o renascimento da vida para cada um de nós. Procuramos através da AÇÃO COMUNIÁRIA NATAL FELIZ”, aproximar as famílias do Conjunto Habitacional  em especial levar o espirito natalino para dentro de cada casa.   Desejamos compartilhar com essas famílias um Natal alicerçado em valores, amor, que celebre a renovação através da alegria da partilha, com compreensão e compaixão.

A ação comunitária Natal feliz com as famílias residentes no  Conjunto Habitacional  Lourdes Maria Dal Magro  foi idealizado pela Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação Senhora Eronice de Oliveira da Silva, e desenvolvido pela Proteção Básica do Município  CRAS.

A ação teve início no mês de outubro. O objetivo desta ação foi de levar para dentro de todos os lares o espirito do natal. Quem passa pelas ruas do Conjunto Habitacional  Lourdes Maria Dal Magro irá perceber que todas as famílias estão vivendo o natal; estão sentindo o natal.   Pois Natal  não é somente  arvores enfeitadas ,  laços e presentes, natal é muito mais. Natal é presença, confraternização, nascimento, compreensão, natal é amor.

A Ação Comunitária Natal Feliz teve três etapas:

Primeira Etapa: O CRAS através do programa PAIF realizou oficinas de artesanato de natal com as famílias residentes no Conjunto Habitacional  Lourdes Maria Dal Magro. Nessas oficinas serão reproduzidos e confeccionados enfeites de natal para decoração das casas e ruas. Além da confecção dos enfeites natalinos, cada família  recebeu um pisca de ledi para enfeitar a frente de sua casa.  São famílias que na sua maioria já participam DO PAIF e são acompanhadas pela Proteção básica do Município/CRAS. Foram trabalhados assuntos como organização e limpeza dos terrenos ao redor das casas.

Segunda Etapa:  após as oficinas encerradas, as famílias que participaram tiveram suas casas decoradas.

A equipe do CRAS e secretaria de assistência social acompanhou e auxiliou as famílias enfeitando todas as casas e ruas.

Terceira Etapa: Encerramento da Ação Comunitária l NATAL FELIZ ocorreu no ultimo dia  3 de dezembro, onde foi realizado uma confraternização de Natal com a chegada do papai Noel, e apresentações musicais com Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Nesta noite o Papai Noel distribuiu presentes e doces às famílias e em especial as crianças/adolescentes  que residem no Conjunto Habitacional Lurdes Maria Dal Magro .

Estiveram presentes o Prefeito Municipal de Lajeado Grande Senhor Noeli José Dal Magro e a Primeira Dama Senhora Margarete, a Secretária de Assistência Social e Habitação Senhora Eronice de Oliveira da Silva, a Coordenadora do SCFV Senhora Cleonete Coltro, a Coordenadora do CRAS Senhora Adriana Chiodi, a Monitora que deu curso durante o ano para os beneficiados Senhora Amanda Michele e toda equipe do CRAS e SCFV.

A Secretária de Assistência Social Senhora Eronice de Oliveira da Silva agradeceu a presença de todos, em especial,  toda a Equipe do Cras e Assistência Social que esteve a frente do projeto, agradecendo também  as famílias que se entregaram a este projeto e que de alguma forma tornaram suas casas e vidas mais alegres com a presença do espirito de natal.

A Coordenadora do CRAS salientou que o maior presente não são os materiais e sim a presença de cada um em uma confraternização tão especial.

Para o Prefeito Municipal foi satisfatório ver as famílias do Conjunto Habitacional unidas, uma vez que foi o mesmo em suas gestões passadas quem fez o Conjunto Habitacional Lourdes Maria Dal magro existir. O mesmo enfatizou que ainda nesta gestão  o Conjunto Habitacional contará com mais casas/famílias.