I Fórum Municipal da Cultura lotou a Câmara e conta com boa contribuição da população

Publicado em 07/11/2018 às 09:18 - Atualizado em 07/11/2018 às 09:29

Na tarde da última terça-feira (6), com início às 13h00, foi realizado nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Lajeado Grande, o I Fórum Municipal da Cultura.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através, do Departamento de Cultura, convidou a população Lajeado-Grandense no geral para participar e contribuir.

Na oportunidade a Secretária de Educação e Cultura Senhora Marivane Xavier  salientou da importância do resgate da Cultura no Município, e na sequencia, fez uso da palavra o Prefeito Municipal de Lajeado Grande Senhor Noeli José Dal Magro destacando o valor incalculável que este trabalho tem, deixando esclarecido seu total apoio.

A presença das Vereadoras Municipais foram registradas.

A AMAI contratou para assessorar os municípios e ajudar na elaboração do Plano de Cultura Municipal a Senhora Roselaine Vinhas, que passou suas primeiras orientações na tarde da última terça-feira. Na sequencia foram formado cinco grupos para levantar propostas, e posteriormente, foi realizada a discussão construtiva.

GRUPO 1 - ESTRATÉGIA 1

—  Fortalecer a ação do Estado no planejamento e na execução das políticas culturais

—  - Instituições e mecanismos de integração;

—  - Financiamento;

—  - Legislação.

GRUPO 2

—  2-Incentivar, proteger e valorizar a diversidade artística e cultural local:

—  Estabelecer as propostas, diretrizes e ações quanto:

—  - Criação, conservação, preservação e valorização do patrimônio artístico e cultural;

—  - Estímulo a reflexão sobre as artes e a cultura;

—  - Valorização da diversidade.

GRUPO 3 - ESTRATÉGIA 3

—  Universalizar o acesso dos munícipes à fruição e à produção cultural

—  - Fluxos de produção e formação de público;

—  - Equipamentos Culturais e circulação da produção;

—  - Estímulo à difusão através da mídia.

GRUPO 4 – ESTRATÉGIA 4

—  Ampliar a participação da Cultura no desenvolvimento socioeconômico sustentável:

—  - Capacitação e assistência ao trabalhador da Cultura;

—  - Estímulo ao desenvolvimento da Economia da Cultura;

—  - Turismo Cultural;

—  - Regulação econômica.

GRUPO 5 - ESTRATÉGIA 5

—  Consolidar os sistemas de participação social e gestão das políticas culturais:

—  - Organização de instâncias consultivas e de participação direta;

—  - Diálogo com as iniciativas do setor privado e da sociedade civil.

No evento vários objetos antigos e alguns produzidos por moradores do município, foram expostos.

A Assessora Senhora Roselaine contratada pela AMAI recebeu uma singela lembrança de alguns produtores de Lajeado Grande.

Por fim, foi servido coquetel aos participantes.