Equipe de Saúde realiza atividades sobre Setembro Amarelo

Publicado em 14/09/2018 às 08:41 - Atualizado em 18/09/2018 às 15:06

A Secretaria Municipal de Saúde de Lajeado Grande e Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, realizaram na última quinta-feira (13), atividades de conscientização sobre o Setembro Amarelo.

A equipe organizadora iniciou as atividades às 13h na praça central, onde participaram do evento profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, grupo de saúde “Voando Alto”, alunos e professores das Escolas de Lajeado Grande e comunidade em geral.

A abertura ocorreu com a Secretária de Saúde Sra. Terezinha Chitolina Siviero, que destacou a importância de estar falando sobre esta temática. Participaram também a Coordenadora do NASF Farmacêutica Sra. Catiane Zmijevski, e a psicóloga Sra. Jussara Colle que destacou o objetivo da campanha que é a prevenção do suicídio e valorização da vida. “É preciso derrubar tabus e preconceitos. Falar sobre o suicídio não vai agravar o problema, mas poderá criar um sistema amplo para salvar vidas”, destacou Jussara.

Também foi mencionado o  Disque 188, ligação gratuita em todo o país para a prevenção ao suicídio.

Posteriormente, a equipe realizou  atividade  na sede da Prefeitura Municipal junto aos funcionários para falar também sobre o Setembro Amarelo.

O encerramento das atividades ocorreu no Centro de Idosos, com o Grupo de Saúde “Voando Alto”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio acomete mais de 800 mil pessoas no mundo, uma pessoa se mata a cada 40 segundos. No Brasil é a segunda causa morte na faixa etária de 15 e 29 anos, a primeira causa é a violência. A cada 45 minutos um brasileiro morre vítima de suicídio.

No dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de prevenção do suicídio.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que ocorre no Brasil desde 2015, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.